Quantcast
Channel: Delírios e Livros » garota exemplar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

(Resenha) – Gillian Flynn – Lugares Escuros

$
0
0

Sinopse: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?
Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

 lugares

Resenha

Título: Lugares Escuros                                                                        
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca    
Nº de Páginas: 352
ESTRELA-FAV2-300x45

Esse é o terceiro livro que leio da autora Gillian Flynn, mas conhecida como autora do famoso livro e filme Garota Exemplar, posso afirmar que ela entrou para lista de autores que leio sem ao menos ler a sinopse do livro.

A autora consegue envolver o leitor em seus thrillers psicológicos e deixa-lo completamente perdido sem saber em quem ou em quê acreditar, a cada virada de página mais informações que deixam o leitor cada vez mais confuso.

Lugares escuros conta a história de Libby Day que aos sete anos viu sua família ser brutalmente assassinada e conseguiu fugir sendo a única sobrevivente do massacre, aliás seu irmão mais velho Ben também sobreviveu, porém foi acusado de ser o assassino.

Vinte e quatro anos se passaram e Libby sempre acreditou que seu irmão Ben era o assassino, mesmo sendo uma criança ela foi a testemunha que sacramentou a culpa de seu irmão, até que ela é localizada por um homem que é membro de um tal de Kill Clube (Sociedade Secreta que tenta desvendar crimes extraordinários e macabros) e eles acreditam que Ben é inocente e que é mais provável o pai de Lilly que estava separado da mãe ser o assassino.

“Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele.”

“Eu não era uma criança adorável e me tornei uma adulta extremamente detestável. Se alguém fizesse um retrato da minha alma, veria um amontoado de rabiscos com presas.”

 

Libby é uma anti-heroína, ela não é aquelas mocinhas chatas e cheias de mimimi e traumas não curados, ela é cleptomaníaca, não gosta de trabalhar, vive do dinheiro que recebeu de doações de pessoas que tiveram pena dela, mas esse fundo está acabando e Libby está desesperada por dinheiro e vê no Kill Clube a oportunidade de extorquir dinheiro por informações e provas do crime há tanto tempo ocorrido.

“Não suporto olhar para as coisas que minha família tinha de verdade, aquelas caixas sob as escadas. Gosto mais das coisas dos outros. Elas chegam com a história das outras pessoas.”

Depois de tanto tempo Libby vai mergulhar no passado a procura de provas e se questionar se realmente Ben foi o culpado, coisa que nunca havia passado antes em sua cabeça. Libby terá que visitar os lugares escuros de sua mente e tentar descobrir a verdade.

“Nunca posso alimentar esses pensamentos. Classifiquei essas lembranças como se fossem um lugar particularmente perigoso: um lugar escuro.”

O livro é sensacional, envolvente e apesar de ter palavrões e cenas inapropriadas que costuma me incomodar bastante nas leituras, nesse caso não incomodou nem um pouco, pois foi tudo de acordo para o melhor desenvolvimento da trama.

A adaptação cinematográfica já está nas telonas, mas foi pouco divulgada e estreou em pouquíssimos cinemas, uma pena pois filmes ótimos estão deixando de ocupar lugar.

Recomendo a todos que gostem de thrillers psicológicos e mistérios.

 

Trailer do Filme


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images